Conta de luz nas alturas - Como fugir dos novos valores?

Acesse o Menu

CONTA DE LUZ NAS ALTURAS – COMO FUGIR DOS NOVOS VALORES?

No início do mês de setembro, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou a criação de uma nova bandeira para a conta de luz. 

Assim, a nova bandeira, chamada de bandeira de escassez hídrica, traz uma taxa de R$14,20 para cada 100 kWh e ficará em vigor até 30 de abril do próximo ano. 

Em relação à taxa anterior, a nova bandeira representa um aumento de quase 50% nos valores. 

MAS POR QUE A LUZ AUMENTOU? 

O país vive a sua pior crise hídrica dos últimos 90 anos. Situações como essa prejudicam a geração de energia nas hidrelétricas, o que torna necessário o uso de termelétricas. Por sua vez, as termelétricas têm um custo mais alto de operação. Por isso, as contas se tornam mais salgadas. 

E TEM COMO FUGIR DOS NOVOS VALORES? 

Não tem solução mágica. O jeito é seguir economizando sempre que possível. Muitos itens de casa tem um consumo altíssimo de energia e é importante que se tenha consciência ao utilizá-los. 

No quesito economizar energia, a própria ANEEL destaca alguns pontos para dar atenção: o uso do ferro de passar, do ar condicionado e, claro do chuveiro elétrico.

Como sabemos, o chuveiro elétrico é um dos grandes vilões. Além de gastar energia elétrica, ele gasta água… Ou seja, tente reduzir o tempo e a temperatura dos banhos. Apenas alguns minutos a menos todos os dias já geram vários reais de diferença na próxima conta. 

Além desses itens, é importante destacar também::

  • Máquina de lavar: Novamente, um item que gasta tanto água quanto energia. Uma boa ideia é esperar acumular bastante roupa e lavar tudo de uma única vez. 
  • Geladeira: É o bom e velho pense no que quer antes de abrir. 
  • Chapinha e secador: Deixar secar ao natural é o ideal, evitando o uso desses aparelhos. Não existindo essa possibilidade, tente ser o mais breve possível!
  • Carregadores em geral: O seu celular já carregou? Tire da tomada. O mesmo vale para qualquer outro aparelho. Também evite utilizá-los durante o carregamento, o que eleva o tempo para que se atinja a carga total.  

E SE EU NÃO CONSEGUIR PAGAR?

A gente sabe que mesmo com uma super economia de energia nas nossas casas e trabalhos, talvez a conta não feche. Afinal, há um limite para o quanto podemos realmente economizar. 

Então, se a conta não fechar?

Em momentos assim, o medo da inadimplência não sai da cabeça dos brasileiros. E nessas horas é importante saber onde buscar ajuda. 

O Grupo Rizoma é uma empresa especializada em levar soluções financeiras aos seus clientes. Entre elas, estão as soluções de crédito para aquelas pessoas que não têm mais condições de arcar com suas despesas mensais — o boleto de água, de luz… 

Através do Rizoma Pay é possível parcelar aquele boleto vencido ou perto de vencer em até 12 vezes. Assim, seja qualquer for o seu problema, a Rizoma tem o caminho certo para que você supere qualquer dificuldade financeira.  

Quer saber mais? Acesse: Grupo Rizoma. Ou entre em contato direto através do WhatsApp.

Posts Relacionados

Open chat