DEPÓSITO ANTECIPADO NO EMPRÉSTIMO - É PRECISO PAGAR?

Acesse o Menu

DEPÓSITO ANTECIPADO NO EMPRÉSTIMO – É PRECISO PAGAR?

Na atual situação econômica, é difícil não passar por dificuldades financeiras. E em momentos assim, a possibilidade de retirar um empréstimo ganha destaque. Mas como já destacamos aqui no blog, é importante se manter atento e evitar golpes. 

Leia também: Empréstimo Consignado – Como evitar golpes?

A tal “taxa antecipada” ou “depósito antecipado” é uma prática ilegal, amplamente aplicada por golpistas. Então, respondendo a pergunta-título:

Não! Não é necessário pagar qualquer taxa ou fazer qualquer depósito antecipado para obter um empréstimo. Pelo contrário, é crime!

Assim, a prática do depósito antecipado consiste em duas formas principais: 

  • Golpe: um golpista consegue persuadir o cliente a pagar um valor para que só assim possa receber seu empréstimo — o qual ele nunca receberá… E o golpista, então, acaba fugindo com os valores.
  • Cobrança indevida/Tarifa abusiva: da mesma forma, é pedido o depósito antecipado. Porém, a pessoa recebe de fato o empréstimo. Nesse caso, o depósito antecipado funciona como uma comissão extra. 

Ainda que na segunda situação a pessoa receba o empréstimo, ambas as situações são ilegais! As comissões são pagas pelo banco e jamais pelo cliente através de depósitos antecipados. 

Por isso, é de extrema importância verificar a empresa na qual você pretende retirar o seu empréstimo e o profissional que está ofertando o produto.

Além disso, para além da clássica taxa de juros, você deve estar atento a todos os custos envolvidos na contratação do empréstimo.

CUSTO EFETIVO TOTAL 

O Custo Efetivo Total (CET) é o valor total que o empréstimo vai custar ao cliente. No CET, estão inclusos todas as tarifas relativas a essa operação financeira. Geralmente, além da taxa de juros, se fazem presentes custos como: 

  • IOF (Imposto sobre Operações Financeiras)
  • TAC (Taxa de Abertura de Crédito)
  • Taxa de Análise de Crédito
  • Seguros

É importante ressaltar que nenhum seguro é obrigatório. Ou seja, é uma opção do cliente contratá-lo ou não. 

Além disso, diferentes bancos podem cobrar diferentes taxas. Contudo, quanto a uma coisa não há diferença: todos os valores devem estar acessíveis e claros para o cliente. E, é claro, devem estar presentes no contrato. 

Por isso, não fique atento somente à taxa de juros. Solicite o CET! Por vezes, aquilo que parece ser uma ótima taxa de juros esconde um custo total que não cabe no seu bolso. 

DICAS PRINCIPAIS

Não caia em propostas milagrosas. Baixíssimas taxas de juros, liberação de crédito extremamente rápida, prazo muito extenso para pagar… Como vimos, uma operação financeira como um empréstimo tem seus custos, que vão muito além da taxa de juros. Por isso, fique atento! Quanto melhor for a proposta, mais desconfiado fique!

Procure uma empresa reconhecida pelo seu ótimo trabalho. Além de saber sobre os custos totais do seu empréstimo, saber mais sobre a empresa que faz a oferta é essencial. É ter a segurança de que você está lidando uma instituição séria e compromissada em te entregar o melhor serviço possível.

Há anos atuando no mercado financeiro, é essa a segurança que o Grupo Rizoma traz para os seus clientes. Conhecedora da lei e dos seus deveres, a Rizoma é extremamente clara e direta. Não há ofertas milagrosas. Há ofertas justas e adaptáveis, sempre buscando aquilo que melhor se encaixa no bolso de cada cliente. 

Tendo o empréstimo consignado como um carro-chefe, a Rizoma não oferta apenas uma das menores taxas de juros do mercado, mas, o mais importante: um dos menores CET do mercado!

Quer saber mais sobre o empréstimo na Rizoma? Para o crédito consignado, acesse: Empréstimo Consignado – Grupo Rizoma. E para o crédito pessoal, acesse: Crédito Pessoal – Grupo Rizoma. Ou encontre um caminho mais direto através dos Contatos!

Posts Relacionados