EMPRÉSTIMO CONSIGNADO - COMO EVITAR GOLPES? DICAS IMPORTANTES! - Grupo Rizoma

Acesse o Menu

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – COMO EVITAR GOLPES? DICAS IMPORTANTES!

O empréstimo consignado é um modelo de empréstimo com parcelas pagas de forma direta, ou seja, com desconto automático na folha de pagamento. É um benefício concedido aos Servidores Públicos, às Forças Armadas, e aos aposentados e pensionistas do INSS. 

Modelo seguro para empresas e prático para a população, é um dos mais utilizados no país e, paralelamente, um dos que mais desperta interesse de golpistas em todo o Brasil. Mas como evitar esses possíveis golpes? 

Em primeiro lugar, é importante entender que não existe uma única forma de golpe dentro do empréstimo consignado ou formas exclusivas de atuação por partes desses criminosos. Alguns dos modelos mais praticados são golpes de renegociação, falsa portabilidade, e principalmente de abertura de empréstimo indevido. 

Dentro desses modelos, mais especificamente, nós temos certas situações recorrentes, tais como:

– O criminoso faz o empréstimo em nome da vítima sem que ela saiba, sacando o dinheiro e deixando as parcelas a serem pagas. 

– O criminoso faz o empréstimo em nome da vítima sem que ela saiba, mas não retira o dinheiro, se beneficiando a partir de comissões.

– O criminoso faz a oferta do consignado, mas com liberação mediante a um depósito antecipado. Assim que a vítima faz o depósito para receber o empréstimo, o criminoso desaparece com o dinheiro. 

Essas são algumas das situações que mais se repetem nessa forma de golpe. Mas, vale ressaltar, não são as únicas. A cada dia, os golpistas renovam seus métodos, a fim de se tornarem cada vez mais imperceptíveis. Por isso, é de extrema importância se manter alerta. Para isso, valem algumas dicas:

– Se mantenha sempre atento ao seu extrato bancário e ao seu extrato previdenciário, pelo site meu.inss.gov.br ou, com mais praticidade, através do aplicativo Meu INSS;

– Sempre verifique o histórico da empresa com a qual você está buscando fazer seu empréstimo;

– Evite passar qualquer dado pessoal por telefone, redes sociais, e-mail ou formulários online;

A pandemia acarretou em uma forte migração desses golpes para dentro das redes sociais e internet de um modo geral, intensificando a atuação desses criminosos online. Segundo dados da Secretaria de Crédito do Consumidor (Senacon), as reclamações envolvendo a oferta de empréstimo consignado aumentaram em 683% durante o ano passado. Portanto:

– Não passe informações pessoais a desconhecidos, seja pessoalmente ou pela internet;

É muito comum (quase uma regra) que esses criminosos se apresentem de maneira articulada, bem vestidos e com uma ótima técnica de convencimento. É também importante destacar que esses criminosos contam com uma rede de tráfico de informações bem estruturada. Muitas vezes, eles se apresentam já em posse de informações pessoais da vítima, como endereço, conta bancária, dívidas, valor de parcelas… 

Por isso, ainda que um suposto “representante” de alguma instituição financeira apareça com seus dados pessoais e ofertando empréstimo com juros baixíssimos, mantenha sempre um alto grau de desconfiança. Peça mais informações sobre o tal representante, busque confirmar se ele realmente é quem diz ser e se realmente trabalha para a suposta instituição financeira. Verifique com muita atenção a tal instituição financeira, se ela realmente existe, se está regulamentada e se é uma instituição confiável. 

Porém, apesar de todas essas dicas importantes, nada substitui a confiabilidade de fazer o seu empréstimo consignado em uma empresa de alta qualidade, com segurança e respeito para com os seus clientes. O Grupo Rizoma está há anos no mercado, prestando um excelente serviço e com total segurança, podendo ser a melhor e mais confiável escolha para o seu empréstimo consignado. 
Gostaria de fazer uma simulação? Acesse: Empréstimo Consignado – Grupo Rizoma. Ou fale com a gente através dos nossos contatos.

Posts Relacionados