FGTS: Vale a pena aderir ao Saque-aniversário? Eu perco meus direitos?

Acesse o Menu

FGTS: VALE A PENA ADERIR AO SAQUE-ANIVERSÁRIO? EU PERCO MEUS DIREITOS?

Criado em 1966, o FGTS é um direito do trabalhador empregado no regime da CLT. Pensado para ser uma espécie de poupança dos trabalhadores, o FGTS tem uma série de regras, as quais definem quando é possível (ou não) fazer uso do dinheiro acumulado no famoso Fundo de Garantia.

Apesar disso, nem todos estão por dentro dessas regras. Uma grande prova disso é a confusão gerada em torno do Saque-aniversário, que traz grandes benefícios, mas também alguns pontos negativos.

Por isso, se faz necessária a pergunta: perco meus direitos ao aderir ao Saque-aniversário? 

Mas a resposta não é tão simples quanto um “sim” ou “não”. Antes de mais nada, precisamos entender como funciona o FGTS e em quais circunstâncias é permitido o saque dos valores em conta.  

E COMO FUNCIONA O FGTS?

Em linhas gerais, o Fundo de Garantia permite saque em algumas situações específicas, como:

  • Demissão sem justa causa (saque-rescisão);
  • Término do contrato;
  • Aposentadoria;
  • Desemprego (pelo período contínuo de 3 anos);
  • Em casos de doença grave;
  • Para aquisição de casa própria.

Outras situações podem ser consultadas no site da Caixa.

E O QUE MUDA NO SAQUE-ANIVERSÁRIO?

Ao aderir ao Saque-aniversário, o trabalhador pode retirar anualmente uma parte do saldo no Fundo de Garantia ― saque esse liberado no mês do aniversário do titular da conta. 

Em contrapartida, o beneficiário perde o direito à retirada do saldo total do seu FGTS em caso de demissão sem justa causa. Contudo, os outros benefícios citados e previstos em lei se mantêm, mesmo com a adesão do Saque-aniversário, sendo a perda do Saque-rescisão o único ônus. 

EMPRÉSTIMO COM GARANTIA DO FGTS

Além disso, outro benefício para quem opta pelo Saque-aniversário é a possibilidade de solicitar empréstimo utilizando o saldo do FGTS como garantia. Essa modalidade pode ser uma ótima solução para quem está com dívidas, mas não consegue sacar o seu Fundo de Garantia.

O Grupo Rizoma, empresa especialista em soluções financeiras, oferece a possibilidade de adiantar até 7 anos do seu Saque-aniversário, dando uma folga para o seu bolso e afastando o fantasma das dívidas.

Dessa forma, a garantia do FGTS permite que, mesmo longe do seu mês de aniversário, você possa ter em mãos uma grana extra, mantendo sua vida financeira em dia.

Quer saber mais? Acesse: Grupo Rizoma. Ou entre em contato direto através do nosso WhatsApp.

Posts Relacionados

Open chat