INVESTIMENTOS FINANCEIROS – COMO COMEÇAR?

Acesse o Menu

INVESTIMENTOS FINANCEIROS – COMO COMEÇAR?

Nos últimos anos, a ideia de investimentos financeiros se popularizou no Brasil. Hoje, grande parte da população já pensa em investir. Mas por onde começar? 

POR QUE INVESTIR?

Antes de falarmos mais sobre o processo de investir, precisamos tratar sobre o porquê investir. 

Educação financeira é de extrema importância, ainda mais ao entrar no mundo dos investimentos. Por isso, antes de fazer investimentos, você precisa se perguntar: Por que eu estou investindo? Para quê? 

Pessoas têm diferentes objetivos e sonhos. E cada um desses sonhos tem a sua particularidade. Algumas coisas são de curto prazo, outras de médio, e outras mais distantes… Algumas pessoas simplesmente querem aumentar seu patrimônio para garantir o futuro e o futuro da família…

As motivações podem ser inúmeras. O que é importante é que você tenha a sua motivação bem clara. Apenas sabendo a sua motivação é que você conseguirá escolher a forma correta de iniciar nos investimentos. 

COMO INVESTIR DE MANEIRA SEGURA?

Investir é uma ótima maneira de aumentar o patrimônio. Esse saber tem se tornado cada vez mais comum. Por outro lado, não existe investimento sem risco. Mesmo as operações mais seguras ainda contam com alguma (mínima) porcentagem de risco. 

Por isso, é importante entender o seu perfil de investidor. Você aceita correr grandes riscos ou é mais conservador e quer fazer apenas os investimentos mais confiáveis?

Assim como você deve ter os seus objetivos claros, a maneira como deseja investir também deve ser clara — e consciente!

ATIVOS E PASSIVOS

E ao falar de consciência, precisamos retomar dois termos conhecidos, mas importantes no meio dos investimentos financeiros. 

Talvez o primeiro passo, até mesmo antes de você definir seu objetivo, é ter extremamente claro quais são os seus ativos e passivos. Ou seja, os seus bens e as suas dívidas. 

Tudo deve entrar nesse cálculo. Todos os seus bens, como carro, casa, dinheiro em banco… E todos os seus passivos, como gastos mensais, dívidas, prestações… Essa relação lhe dará uma ideia de como está a sua vida financeira. No fim, o seu saldo poderá ser positivo ou negativo. Dessa forma, você terá uma ideia melhor do quanto sobra (de maneira segura) para investir. 

Essa etapa é de extrema importância para que você não invista um dinheiro que poderá fazer falta no futuro. Lembre-se: todo investimento acarreta um certo risco e nem sempre pode ser resgatado a qualquer momento. 

Se você fez uma análise criteriosa da sua vida financeira e o resultado lhe mostrou que não há o que investir, espere! Diminua despesas, poupe dinheiro todos os meses, e vá guardando… Quando a sua vida financeira estiver segura e com saldo positivo, agora sim é o momento de investir. 

Agora, se você fez a análise e viu que já tem valores que você pode investir, então esse é o momento de procurar auxílio especializado!

CORRETORAS

Como vimos, o processo de investir tem seus riscos e suas particularidades. Por isso, existem profissionais especializados para isso. As corretoras, ou empresas de investimentos, são justamente empresas especializadas em fornecer esse auxílio e intermediar os investimentos. 

O Grupo Rizoma, em parceria com a Órama — melhor empresa de investimentos, segundo o jornal Estadão —, dá aos seus clientes a possibilidade de investir no Tesouro Direto, Fundos de Investimentos, Ações, CDB e outros fundos. O processo é realizado 100% online, sem custos para a manutenção da conta, além de uma assessoria extremamente dedicada e especializada. 

Se o seu desejo é começar a investir de maneira segura, faça seu cadastro através do link: Cadastro – Plataforma de Investimentos (orama.com.br). Ou entre em Contato.

Posts Relacionados

militar-texto-blog

MILITAR NÃO PODE TER MEI?

Como qualquer cidadão, o militar das Forças Armadas pode ter o desejo de desempenhar outras funções — talvez em busca de uma renda extra, nova

Open chat