Empréstimo consignado não solicitado - O que fazer?

Acesse o Menu

EMPRÉSTIMO CONSIGNADO NÃO SOLICITADO – O QUE FAZER?

Pesadelo de muitas pessoas, o empréstimo consignado não solicitado tem crescido (e muito!) nos últimos anos. Segundo dados do site “Reclame Aqui”, as reclamações de empréstimos não autorizados aumentaram 266% em relação ao ano passado. 

Por isso, é importante ficar bem informado e bastante atento! Confere as dicas que o Grupo Rizoma preparou pra você: 

O QUE É UM EMPRÉSTIMO CONSIGNADO?

O empréstimo consignado é um modelo com parcelas pagas com desconto automático na folha de pagamento. É um benefício concedido aos Servidores Públicos, às Forças Armadas, e aos aposentados e pensionistas do INSS.

E COMO OCORRE O CONSIGNADO NÃO SOLICITADO? 

A maioria dos alvos são pessoas de mais idade. Geralmente, os golpes acontecem via telefone, sob o pretexto de ser uma ligação do INSS. Dessa forma, os golpistas conseguem dados pessoais do aposentado/pensionista. 

Por isso, é importante ficar atento ao Meu INSS. Esse aplicativo será o seu principal aliado. Mantenha o hábito de verificar seu extrato e situação financeira de um modo geral. 

No aplicativo, há uma aba específica que permite acessar o “Extrato de Empréstimos”. 

Além disso, outra ferramenta muito importante é o Registrato

O Registrato é um sistema do Banco Central e que permite que você tenha acesso a diversas informações, como operações de crédito, câmbio, e demais relacionamentos com instituições financeiras. 

MAS… CAÍ NO GOLPE! O QUE EU FAÇO AGORA? 

A situação ideal é evitar que o golpe aconteça. Aqui no blog da Rizoma a gente já passou várias dicas. Confere lá: 

Leia também: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – COMO EVITAR GOLPES? DICAS IMPORTANTES! 

Mas se mesmo assim o golpe acontecer, o primeiro passo, e talvez mais importante, é registrar um boletim de ocorrência. 

Além disso, também tenha os extratos bancários que comprovem as retiradas indevidas. Nesses mesmos extratos deve constar o nome da instituição financeira que aplicou o golpe. 

Em seguida, você deverá fazer uma reclamação na ouvidoria do INSS, através do número 135 ou pelo site TAL. 

Além da reclamação no INSS, você também deverá fazer uma reclamação junto ao Banco Central, através do número 145 ou pela plataforma TAL. 

Por último, também formalize uma denúncia no Procon da sua cidade. 

E QUE DIREITOS EU TENHO? 

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, a pessoa lesada no golpe tem o direito de cancelar o empréstimo sem nenhuma perda, com a devolução integral do dinheiro debitado de maneira indevida.

MAS ESTOU PRECISANDO DE EMPRÉSTIMO… E AGORA, COMO CONFIAR? 

O Grupo Rizoma é uma instituição financeira que já trabalha há anos no mercado e tem como um dos seus carros-chefes o empréstimo consignado

Mas o cenário atual não é de confiança e a gente entende! Até por isso, o Grupo Rizoma se preocupa em trazer informação e ser uma empresa transparente. 

No nosso site, você pode encontrar relatos de clientes que já obtiveram empréstimos com a Rizoma e não se arrependeram. Melhor do que a gente falar da gente, é deixar que os nossos clientes contem sobre nós!
Quer saber mais? Acesse: Grupo Rizoma. Ou entre em contato direto através do WhatsApp.

Posts Relacionados

Open chat