Pix 2022: Como recuperar o dinheiro em caso de golpe? Confira as dicas!

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PIX 2022: COMO RECUPERAR O DINHEIRO EM CASO DE GOLPE? NOVAS FERRAMENTAS ANTIFRAUDE E DICAS!

Desde seu lançamento, em outubro de 2020, o Pix teve uma rápida ascensão. Por consequência, métodos tradicionais como boletos, cheques, TED e DOC vêm caindo em desuso. Desse modo, o famoso meio de pagamentos instantâneo se tornou a ferramenta preferida dos brasileiros. 

PIX E AS NOVAS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA

Embora seja um meio comprovadamente seguro, o Pix não está imune aos fraudadores e estelionatários. Por isso, o BC (Banco Central) tem implementado novas ferramentas de segurança. Duas das principais são o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e o Bloqueio Cautelar

BLOQUEIO CAUTELAR

A ferramenta do Bloqueio Cautelar permite aos bancos bloquear temporariamente os valores recebidos em caso de suspeita de fraude. 

Vamos imaginar a seguinte situação: 

Você compra um produto online. Mas, infelizmente, logo após concluir o pagamento, você percebe se tratar de um golpe. E o desespero da perda do dinheiro surge… 

Mas com o Bloqueio Cautelar, o banco do destinatário, ao desconfiar da transação, poderá bloquear os valores por até 72 horas. Durante esse período, o banco fará uma análise mais aprofundada, para confirmar se a situação se trata de um golpe ou não. 

Caso o banco confirme a fraude, os valores serão automaticamente devolvidos à vítima. 

MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO (MED)

Enquanto o Bloqueio Cautelar é uma ferramenta voltada aos bancos, o MED está disponível tanto para bancos quanto para pessoas físicas.

Em caso de suspeita de golpe, você deverá registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com a sua instituição financeira. Após esse primeiro passo, a sua instituição entrará em contato com o banco do suposto golpista, relatando a possível fraude. Com isso, os valores ficarão bloqueados por até sete dias. Nesse período, o banco analisará o caso. 

Caso a situação de golpe se confirme, o dinheiro será integralmente devolvido à vítima. 

CUIDADOS IMPORTANTES!

O Banco Central ressalta que as ferramentas estão disponíveis apenas para situações de possível fraude. Portanto, elas não podem ser utilizadas em caso de desacordo comercial ou para cancelar uma compra. O mesmo vale para situações de transferência equivocada, por erro nos dados. 

Por isso, fique atento! Três dicas são essenciais: 

  • Confira mais de uma vez todos os dados antes de concluir a transferência. Chave Pix e dados pessoais do destinatário, tais como o nome completo e nome da instituição financeira. 
  • Faça uma pesquisa de confiabilidade antes de finalizar qualquer compra. O site ou pessoa é confiável? Tem boas referências? Compradores anteriores que recomendam o serviço/produto?

Leia também: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – COMO EVITAR GOLPES? DICAS IMPORTANTES!

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