Desde seu lançamento, em outubro de 2020, o Pix teve uma rápida ascensão. Por consequência, métodos tradicionais como boletos, cheques, TED e DOC vêm caindo em desuso. Desse modo, o famoso meio de pagamentos instantâneo se tornou a ferramenta preferida dos brasileiros.
PIX E AS NOVAS FERRAMENTAS DE SEGURANÇA
Embora seja um meio comprovadamente seguro, o Pix não está imune aos fraudadores e estelionatários. Por isso, o BC (Banco Central) tem implementado novas ferramentas de segurança. Duas das principais são o Mecanismo Especial de Devolução (MED) e o Bloqueio Cautelar.
BLOQUEIO CAUTELAR
A ferramenta do Bloqueio Cautelar permite aos bancos bloquear temporariamente os valores recebidos em caso de suspeita de fraude.
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você compra um produto online. Mas, infelizmente, logo após concluir o pagamento, você percebe se tratar de um golpe. E o desespero da perda do dinheiro surge…
Mas com o Bloqueio Cautelar, o banco do destinatário, ao desconfiar da transação, poderá bloquear os valores por até 72 horas. Durante esse período, o banco fará uma análise mais aprofundada, para confirmar se a situação se trata de um golpe ou não.
Caso o banco confirme a fraude, os valores serão automaticamente devolvidos à vítima.
MECANISMO ESPECIAL DE DEVOLUÇÃO (MED)
Enquanto o Bloqueio Cautelar é uma ferramenta voltada aos bancos, o MED está disponível tanto para bancos quanto para pessoas físicas.
Em caso de suspeita de golpe, você deverá registrar um boletim de ocorrência e entrar em contato com a sua instituição financeira. Após esse primeiro passo, a sua instituição entrará em contato com o banco do suposto golpista, relatando a possível fraude. Com isso, os valores ficarão bloqueados por até sete dias. Nesse período, o banco analisará o caso.
Caso a situação de golpe se confirme, o dinheiro será integralmente devolvido à vítima.
CUIDADOS IMPORTANTES!
O Banco Central ressalta que as ferramentas estão disponíveis apenas para situações de possível fraude. Portanto, elas não podem ser utilizadas em caso de desacordo comercial ou para cancelar uma compra. O mesmo vale para situações de transferência equivocada, por erro nos dados.
Por isso, fique atento! Três dicas são essenciais:
- Confira mais de uma vez todos os dados antes de concluir a transferência. Chave Pix e dados pessoais do destinatário, tais como o nome completo e nome da instituição financeira.
- Faça uma pesquisa de confiabilidade antes de finalizar qualquer compra. O site ou pessoa é confiável? Tem boas referências? Compradores anteriores que recomendam o serviço/produto?
Leia também: EMPRÉSTIMO CONSIGNADO – COMO EVITAR GOLPES? DICAS IMPORTANTES!
GRUPO RIZOMA
Quando se trata de segurança financeira, o Grupo Rizoma é a opção certa em todos os segmentos. Seja para empréstimos, consórcios, seguros ou investimentos, a Rizoma garante a segurança dos seus clientes e preza, acima de tudo, por entregar sempre a melhor experiência.
Quer saber mais sobre a Rizoma e seus produtos? Acesse: Grupo Rizoma. Ou entre em contato direto através do WhatsApp.